"UM DESAFIO CHAMADO BAHIA!"
Esse Blog é um catalisador de Igrejas na Bahia que desejam: "Somar esforços para estabelecer uma Igreja Evangélica, que testemunhe o Senhor Jesus Cristo, em cada localidade com o mínimo de 1.000 habitantes sem representação evangélica, no nosso estado." Mas também temos um Projeto Transcultural para outras nações, principalmente para o Norte da África. JUNTE-SE A NÓS!
Atualizado em 08/11/2013 - Notícias para informação e intercessão.

sábado, 15 de outubro de 2011

Estados Unidos enviam tropas para combater guerrilha em Uganda

IGREJA DE CRISTO EM UGANDA

Estados Unidos enviam tropas para combater guerrilha em Uganda
"O líder do LRA, Joseph Kony. "
"Nosso Comentário: há muitos anos li sobre essa guerrilha na Uganda eles entram em aldeias cristãos e raptam as crianças, formando um exército de meninos, acredita-se que esse líder beira à loucura!"

O governo americano anunciou nesta sexta-feira ter enviado mais de 100 soldados para a Uganda, para ajudar nas operações de combate ao grupo guerrilheiro Exército de Resistência do Senhor (LRA, na sigla em inglês).
O LRA é acusado de cometer violações de direitos humanos durante as últimas duas décadas em Uganda e em países vizinhos, deixando milhares de mortos. Entre as acusações, há crimes como assassinatos em massa, estupros e sequestros.
O líder do grupo, Joseph Kony, é procurado pelo Tribunal Penal Internacional por crimes contra a humanidade.
Ao anunciar o envio das tropas nesta sexta-feira, o presidente americano, Barack Obama, disse que as atrocidades cometidas pelo LRA representam uma 'ameaça desproporcional' à segurança regional.
Em uma carta ao Congresso americano, Obama afirmou que o objetivo principal dos soldados seria dar informações e orientações para 'forças de nações parceiras'.
Um grupo de militares já está em Uganda e pode ser enviado para outros países da África central, caso os governos regionais aprovem a intervenção.
'Captura ou morte'
'Eu autorizei o envio à África central de um pequeno número de soldados americanos equipados para o combate para dar auxílio às forças regionais que estão trabalhando para a remoção de Joseph Kony do campo de batalha', escreveu Obama.
Mas o presidente ressaltou que 'apesar de estarem equipadas para o combate, eles (os soldados) não irão enfrentar diretamente as forças da LRA a não ser que seja necessário como autodefesa'.
Obama não deu detalhes sobre a duração da operação, mas um porta-voz do Exército americano disse à BBC que 'as tropas estão preparadas para ficar o tempo que for necessário para capacitar as forças regionais a continuarem de maneira independente'.
Segundo o correspondente da BBC em Washington, Marcus George, a equipe usará equipamento de alta tecnologia para ajudar no que os analistas descrevem como uma política de 'morte ou captura'.
O envio de soldados foi anunciado com base em uma lei aprovada em maio de 2010, que autoriza o governo a dar assistência para desarmar o LRA e levar seu líder para a justiça.
George diz que a política segue a teoria de que, sem o líder, o movimento pode entrar em colapso internamente.
Procurados
Pelo menos 30 mil pessoas morreram durante os mais de 20 anos em que o grupo atuou no norte da Uganda, desalojando cerca de 2 milhões de pessoas.
O LRA é conhecido por sequestrar crianças, forçando os meninos a se tornarem guerrilheiros e as meninas a serem escravas sexuais.
O grupo é considerado uma organização terrorista pelo governo americano e opera principalmente em países vizinhos da Uganda, como a República Democrática do Congo, o Sudão do Sul e a República Centro-Africana.
Joseph Kony e seus aliados próximos são procurados pelo Tribunal Penal Internacional (ICC, na sigla em inglês) desde 2005.
Ele se recusou a assinar um acordo de paz com o governo da Uganda em 2008, quando o país não conseguiu garantir a anulação dos mandatos de prisão do ICC.
BBC Brasil - Todos os direitos reservados. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...